1

Diga não ao cotonete!

Quando o Davi ficou resfriado, antecipei a consulta com a pediatra, lá no consultório ela o examinou e viu que o pequeno estava com o ouvido infeccionado, então ela o encaminhou para o Otorrino no dia seguinte.
Ao chegar na consulta, o médico olhou o ouvido do Davi e disse que realmente estava infeccionado... Perguntou se eu usava cotonete... vixe!!! Eu disse que sim, morrendo de medo... Levei a maior bronca: "Mãezinha, você não sabe que em hipótese alguma pode usar cotonete no ouvido do bebê? Cotonete é depósito de bactérias!!! Esse negócio deveria ser proibido!!!"

Pois é,  fiquei assustada!!! Resultado, o médico passou dois remédios para usar por três meses e 1 pra usar durante cinco dias.
Depois desse dia, não usei mais o bendito do cotonete, e pesquisando descobri o seguinte:

a) Porque o cotonete não consegue remover a cera.não_use_cotonete
         Os cotonetes são largos demais para o conduto auditivo (túnel do ouvido). Eles não são capazes de puxar a cera para fora. O cotonete toca na cera, a ponta do cotonete sai suja, mas na verdade o que ele faz é empurrar a maior parte da cera para dentro. Isso vai literalmente socando a cera (que sairia normalmente expulsa) para dentro do ouvido, criando uma rolha de cera. Aí só o otorrinolaringologista, sob visão direta, conseguirá remover.

b) Porque o cotonete machuca a pele do ouvido.
           A pele do ouvido é muito fina. O contato com o cotonete é suficiente para machucá-la, criando as já mencionadas "pequenas feridas" que propiciam a invasão de bactérias e criam as otites externas.

Taí a dica: Esqueça o cotonete!!!

1 Florzinhas comentaram:

Chris Ferreira disse...

Olá Renata!
Eu já sabia disso, não abandonei o "dito cujo" do cotonete de vez, mas procuro não limpar muito lá dentro.
Minha filha está grande, mas quando era pequena eu realmente procurava não usar muito, limpava com uma fraldinha o ouvido, quando via a cerinha. Sempre tive esse cuidado.

Gostaria de agradecer a sua visita lá no Recanto.
Beijos de toda a Equipe.

Postar um comentário

Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com