2

Chupeta?

Assim que o Davi chegou da maternidade, a titia Rose colocou a chupetinha na boca dele... Mas antes do bebê nascer, eu não queria que ele chupasse chupeta, pois sempre ouvi dizer que a "bendita" estraga a dentição, atrapalha a amamentação, dá problemas no sistema digestivo, e por aí vai...
Mas não é bem assim,  a chupeta não é tão vilã assim... desde que usada corretamente, como"item de conforto" e não acessório e tirado na época certa.

Um acessório não é a mesma coisa que um item de conforto  - depende de quem está no controle, a mãe ou o bebê. O acessório é algo que o pai ou a mãe escolhe e controla. Um item de conforto, como o cobertor ou o bicho de pelucia favorito, é algo que a criança adota. Os acessórios são oferecidos nas primeiras semanas após o nascimento; os bebês não adotam os itens de conforto antes dos 6 meses ou mais.
A chupeta pode se encaixar nessas duas descrições: se a criança acorda quando ela cai da boca (não é o caso do Davi) e precisa que a mãe a coloque de volta, é um acessório. Se a criança fica acordada sem ela ou consegue colocá-la de volta na boca, é um item de conforto.

O uso da chupeta não deverá ultrapassar os três anos de idade, para que o prejuízo para os dentes sejam reduzidos, além disso seu uso deve ser racional, estando associada ao berço e à hora de dormir, por exemplo.
A chupeta pode ser um excelente instrumento para acalmar o bebê, quando está irritado ou sonolento, mas não deve servir para solucionar problemas como susto, cólica ou para consolar o bebê por estar sozinho.
Estudos provam que o uso da chupeta favorece o desenvolvimento de alterações na arcada dentária e na musculatura da face da criança. A conclusão das pesquisas refere que quanto mais tempo a criança fica com a chupeta na boca, seja só apoiando, sugando de vez em quando ou sugando o tempo inteiro, maiores tendem a ser as alterações dentárias.
Entretanto, bebês prematuros, hipotônicos ou que apresentem dificuldade para sugar seio materno, podem beneficiar-se do uso da chupeta, desde que esta seja ortodôntica e utilizada com o monitoramento de profissional habilitado para treino de motricidade oral, porque mesmo sendo mais anatômicas e menos prejudiciais aos dentes, não devem ser usadas indiscriminadamente sob o risco de causar as mesmas alterações na arcada dentária do bebê em menor escala.

Como tirar a chupeta do bebê?

Tirar a chupeta do bebê, é um processo que deve acontecer antes que a chupeta se torne prejudicial, já que o vício com o tempo fica mais forte. Por isso ajude o seu filho a larga-la o quanto antes, por volta do primeiro ano de vida.
  • Quando sair de casa, explique à criança que a chupeta fica em casa;
  • Use-a apenas para dormir e tire da boca da criança enquanto ela dorme;
  • Explique à criança que ela já não precisa da chupeta e estimule para que seja ela e jogar a chupeta fora;
  • Se tiver um primo ou irmão mais novo, peça à criança que dê ao bebê a chupeta;
  • Sempre que a criança pedir a chupeta, distraia-a falando de outra coisa ou oferecendo outro brinquedo.
A chupeta para o bebê representa um prolongamento do bem-estar que ele sente enquanto mama, tem um efeito relaxante  e alivia a sua excitação especialmente antes de dormir.  Porém quando o uso da chupeta se prolonga para um período superior aos 3 anos, se torna prejudicial para o desenvolvimento dos maxilares e dentes.

Fontes: Tua Saúde e Os Segredos de uma Encantadora de Bebês

2 Florzinhas comentaram:

Unknown disse...

Renata adorei teu blog criei um pra registrar minha gravidez, ainda estou aprendendo a mexer rsrs, eu sempre tive essa duvida da chupeta eu usei e meus dentes são perfeitos, acho que voce colocou muito bem, se nos mães temos o controle e paciencia de educar é uma boa pra criança, quando meu bb nascer chupetinha rsrs, aguardo a visitinha ja te seguir bjs.

Unknown disse...

Olá querida...
Tb usei chupeta quando bebe...rsrsrs
Obrigada pela visita!!!
Coloca o link do seu blog pra eu seguir tb...
Beijusssss

Postar um comentário

Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com