11

P.U./ P.D..: Pegar no colo (Pick up) e colocar no berço (Put Down)

Uma Ferramenta de Treinamento do Sono - 4 meses a 1 ano (ou mais) By Encantadora de Bebês

O que é o P.U./P.D.?

 Pegar no colo e colocar no berço é uma ferramenta de ensino, e também um método de solução de problemas. Com ele, a criança não depende de você nem de nenhum tipo de acessório para dormir, e não se sente abandonada. Não se deve abandonar a criança para que ela descubra as coisas sozinha - esteja à disposição dela, mostre-se presente, e não faça o "choro controlado".
Se a criança tem o sono agitado ou precisa de um acessório para dormir, é fundamental mudar esses hábitos antes que eles se tornem enraizados ou piorem.
O vício em acessórios, como todos os tipos de dependência, apenas piora com o tempo. E é nesse momento que o P.U./P.D. entra em ação. Utiliza-se para:
  • Ensinar os bebês dependentes de acessórios a adormecer sozinho, durante o dia e à noite;
  • Estabelecer uma rotina para os bebês mais velhos, ou restabelece-la quando os pais se desviaram do caminho;
  • Ajudar o bebê a fazer a transição entre a rotina de 3 para 4 horas;
  • Estender sonecas muito curtas;
  • Incentivar o bebê a dormir mais pela manhã, quando costuma acordar cedo - por causa de algo que os pais fizeram e não pelo seu biorritmo natural;
O P.U./P.D. não é nenhuma mágica. Ele exige muito esforço (e é por isso que o melhor que os pais coordenem seus esforços e façam turnos.
Veja como o P.U./P.D. é um procedimento simples:
Quando a criança chora vc entra no quarto dela. Primeiro, tenta confortá-la com palavras e coloca a mão suavemente em suas costas. Até os seis meses, você também pode usar o método de dar tapinhas/silenciar. Para os mais velhos, esse método (principalmente o som do "shh") perturba o sono; portanto, apenas colocamos as mãos nas costas da criança, em vez de impor nossa presença. Se ela não parar de chorar, pegue-a no colo. Porém, coloque-a no berço no minuto que ela parar de chorar (nem um segundo depois). Você está confortando, não fazendo-a dormir - ela precisa fazer isso sozinha. Se o bebê chorar e arquear as costas, no entanto, coloque-a no berço imediatamente. Nunca lute com uma criança enquanto ela chora. Porém, mantenha o contato colocando a mão firmemente nas costas dela, para que ela saiba que você está ali. Fique com ela e diga: "Está na hora de dormir, querido; Você vai dormir agora."
Mesmo que o bebê chore no minuto em que sai dos seus braços ou enquanto é colocado no berço, deite-o no colchão. Se ele estiver chorando, pegue-o de novo. A ideia é dar-lhe conforto e segurança, e deixar que ele sinta essa emoção. Basicamente , você diz: "Você pode chorar, mas papai/mamãe está bem aqui. Eu sei que você tem dificuldades para voltar a dormir, por isso estou aqui para ajudá-lo.
Se você o deita e ele chora, volte a pegá-lo. Mas lembre-se de não insistir se ele arquear as costas. Parte dessas lutas e contorções é que ele está tentando voltar a dormir. O fato de afastar-se de você e arquear o corpo é a maneira que este bebê utiliza para se acalmar. Não se sinta culpada, você não o está machucando. 
Se você fizer o P.U./P.D. corretamente - pegá-lo no colo e colocá-lo no berço no minuto em que ele para de chorar - ele logo entenderá melhor a situação e chorará menos. No começo, ele pode fazer manha, engasgar entre o choro, pois está diminuindo o seu nível de energia.
A base o P.U./P.D. é reafirmar e reconquistar a confiança. Essa ferramenta não impede o choro. Porém, evita o medo do abandono, porque você fica com a criança e a conforta quando ela chora. Ela não está chorando porque odeia os pais ou sente mágoa. Ela chora porque está tentando fazê-la dormir de uma forma diferente, o que a frustra. As crianças choram quando você muda seus hábitos. Porém, a causa básica disso é a frustração - e isso é muito diferente de chorar por ter sido deixado sozinho; ser deixado sozinho faz o bebê gritar mais desesperado e assustado, de um modo quase primitivo, com o objetivo de trazer a mãe ao quarto imediatamente.
Para ser eficaz, o P.U./P.D. precisa ser apropriado do ponto de vista do desenvolvimento. Afinal, é diferente lidar com uma criança de 4 meses e uma de 11 meses. Portanto, faz um grande sentido adaptar o P.U./P.D., às necessidades de cada característica mutável do bebê.

Observação importante: Eu apliquei essa técnica com o Davi, no começo parece quase impossível dar certo, mas com o passar do tempo você vê que realmente funciona!!!

Fonte: Livro A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas

11 Florzinhas comentaram:

Unknown disse...

Quanto tempo seu bebe tinha quando vccomeçou a aplicar essa tecnica?E,em quanto tempo vc conseguiu o sucesso? rs

Unknown disse...

@ju tosatti
Ola...
Primeira vez q apliquei a tecnica o Davi tinha mais ou menos 5 meses e meio... achei q nao fosse dar certo... mas logo de primeira ja consegui!!!! Ele adormeceu depois de 30 minutos.... cansa mas funciona, basta ter foco e determinacao!!!
Cada bebe e diferente... tem bebes q demoram mais....
Mas tenta e boa sorte!!!!
Qualquer duvida me fala...
Beijusssssssssss

Marina Fernandes disse...

Li seu tópico e gostei muito da técnica, pretendo colocá-la em prática, mas preciso comentar com você sobre minha situação, pra que me diga se poderá dar certo...
Minha pequena fez 1 ano há 14 dias, e NUNCA dormiu uma noite inteira!
Ela ainda mama, e isso é algo que me deixa muito feliz e não me desmotiva por ter que acordar à noite para amamentá-la, pelo contrário, desde que nasceu sempre o fiz com muito prazer! Bato no peito pra dizer que sou Mãe de verdade!
Nas duas primeiras semanas eu virei um zumbi, literalmente, porque ela mamava a cada 2horas! Não introduzi nenhum complemento, já que eu tinha leite e tinha disposição para quantas mamadas fossem necessárias! Ela mamou exclusivamente no peito até os 6 meses, e como falei, ainda hoje mama, só que como bonificação, depois das refeições e durante a noite (ela acorda de 4 a 5 vezes na noite pra mamar, mesmo depois de comer uma papinha grossa às 22h!!).
Se ela fosse um bebê que dorme durante o dia, eu entenderia a insonia na noite, mas não é! Ontem mesmo, ela tirou um cochilo de 40 minutos no final da tarde (17h), e desmaiou às 22h, e eu imaginei que ela dormiria toda a noite... Engano meu! Ela acordou às 2h pra mamar, e depois mais uma vez, e às 4h acordou sorrindo, querendo sair da cama e brincar!!
Já levei isso ao conhecimento da pediatra dela, que é maravilhosa, mas acredito que inicialmente ela achava que era exagero meu, e me julgava como se eu fosse uma dessas mães que tem preguiça de acordar à noite pra dar o peito para o filho. Depois que a convenci de que não era falta de disposição minha, ela passou o "Calman" pra que eu desse à pequena quando, depois das 21h eu percebesse que ela estava demasiado ativa para o horário, mas nem isso deu jeito.
Espero que essa técnica possa me ajudar, ou se mais alguém pode me dar outros conselhos e me ajudar, porque, embora feliz com minha pequena de saúde de ferro, tenho me sentido esgotada!!
Obrigada pela atenção!

Unknown disse...

@Marina Fernandes
Olá Marina...
Obrigada pela visita!!!
Parabéns pela sua disposição!!! sua bebê merece...
Então, queria saber se sua bebê tem rotina durante o dia e se vc segue rotina do sono? pois, pela sua fala, percebi que ela se alimenta muito bem durante o dia... então provavelmente não é problema de fome que está atrapalhando o sono noturno... e se não for fome, vc pode cortar a mamada da madrugada utilizando essa técnica sim!!! Boa sorte!!!
Beijussssssssss

laura disse...

Minha bebe tem quase quatro meses e so dorme no peito vou tentar esse metodo mais uma duvida e para as sonecas do dia o que faço?bjs adorei o blog

Unknown disse...

@laura

Olá Laura...
Obrigada pela visita!!!
Então nas sonecas do dia vc tb utiliza a técnica... no começo é bem difícil ta... mas é só ter paciência e ser muito persistente!!!
Boa sorte...
Beijusssssssssssss

Anônimo disse...

Meu bebê tem 7 pra 8 meses ,graças a Deus dorme a noite toda...das 21 hs ate às 08 hs ,de dia após almoço tinha o costume de dormir umas 3 hs seguidas mas de uns dias pra cá só dorme 15 min. o pior é que fica morrendo de sono durante o dia e não dorme...qual rotina pra bebês dessa idade?sei que é difícil mas queria tentar.obg bjs

Unknown disse...

Minha bebê tem 7 semanas. Quando posso começar a usar essa técnica?

Unknown disse...

@Anônimo
Olá...
Obrigada pela visita!
A rotina é a EASY de 3 horas... vc pode começar já!!! Lembre-se que demora um pouco pra criança e a família se adaptar a nova rotina, então persistência e paciência!!!
Boa sorte...
Beijusssssssss

Unknown disse...

@Ana Claudia Nascimento
Olá...
obrigada pela visita!
Essa técnica só pode ser usada em bebês a partir de 4 meses...
Beijussssssss

Unknown disse...

Olá, amei sua post porque em todas as pesquisas que fiz sempre li que devíamos deixar nossos bbs chorarem para aprender a dormir sozinhos, até acredito que funcione mas, não tive coragem. Então pretendo fazer essa técnica mas tenho medo que não funcione porque acostumei meu bb a dormir comigo e meu marido e, ainda dar mamar todas as vezes que ele acorda e que são muitas. Será que vai funcionar comigo e quanto tempo demora para a criança aprender a dormir sozinha? Beijos desde já agradeço!

Postar um comentário

Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com