2

O Andador é perigoso?


Agora que o Davi completou 6 meses, eu fiquei na dúvida se colocaria ou não ele no andador. Conversei com a minha mãe e ela me disse que se tivesse tido informação antes, não teria colocado o meu irmãozinho mais novo (hoje com 5 anos) nesse aparelho perigoso... Quando ele tinha uns 6 meses mais ou menos, estava no andador, caiu e quase fraturou o nariz.
A velocidade que o bebê atinge no andador é muito grande e torna-se um perigo para ele.
Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento.
Dados britânicos também mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.
A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.
Outro perigo é a falsa sensação de segurança que o andador transmite a quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário. O bebê provavelmente fica mais seguro se está no chão, desde que o ambiente tenha sido preparado para ele.
Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão. 
Atenção dos responsáveis é fundamental - Os pais pensam no andador como uma ajuda para a independência dos filhos. Com os filhos colocados dentro do aparato, os pais se consideram mais tranquilos para que possam fazer a comida, passar roupa ou assistir televisão, deixando-os sozinhos. Engano grande. Com o andador, a atenção deve ser redobrada.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou um estudo com 40 crianças (metade usou andador e outra metade não) e concluiu que o andador não traz benefícios e nem prejuízos quanto ao desenvolvimento motor da criança.
“Uma das principais restrições ao andador dizia respeito ao alto número de acidentes que ele pode provocar, mas percebemos que isso é consequência da negligência dos pais. Independentemente do uso do andador, eles devem estar sempre atentos aos filhos nessa fase de exploração e descobertas”, afirma Marisa Mancini, orientadora do projeto do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG.

Bom, eu acredito que vá da consciência de cada um, se os pais optarem por usar o aparelho é preciso cuidar para evitar acidentes com o mesmo, a minha irmã colocou o meu sobrinho e  nunca aconteceu nada... a minha cunhada também colocou e deu certo... Mas eu já decidi, não vou colocar o meu pequeno... vou deixar a natureza fazer sua parte...


Fontes: Baby Center, Guia do Bebê

2 Florzinhas comentaram:

Unknown disse...

Olha tb estava muitoo em duvida sabe, mas teve um dia que nao resisti e coloquei o nick ..
Ele amoouuuuu!
Saiu andando pela casa toda
Só que eu nao deixo muito tempo ,só alguns minutos , enquanto eu lavo louça essas coisas.
E tb deixo ele no chão pra ele engatinhar.
Já qe o andador faz essa parte pular.
Isso varia de mae para mae ... dá pra conciliar os dois.

Unknown disse...

Verdade... Eu tenho medo de colocá-lo...
Mais fico curiosa pra saber como ele se comportaria...
rsrsrs

Postar um comentário

Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com