4

Exantema Subito ou Roséola

 Hoje meu Davi está se recuperando da Roséola, já tinha lido sobre ela, mas eu nunca tinha pensado que meu bebê fosse pegar essa doença.
Começou com uma frebe altissíma (39 °) repentina, que durou cerca de 4 dias, no quarto dia a febre veio somente duas vezes e surgiu uma erupção cutanea de cor rosada, primeiro no rosto e foi descendo para o resto do corpo.
No primeiro dia da febre eu dei o antitérmico (Tilenol bebê), a febre abaixava mas voltava com toda a intensidade deixando meu bebê cada vez mais irritado e abatido.
No segundo dia, a febre ainda estava altissima, fiquei muito preocupada, levei-o a pediatra... lá ela pediu exames de sangue e de urina, mas já com a suspeita de algum virus, até mesmo mensionou a bendita da Roséola...
Fiz os exames laboratoriais no dia seguinte, e a tarde confirmou-se a suspeita, realmente era um virus que estava causando todo essa estrago no pequeno. A pediatra então, olhou os exames e disse que não estava especificando qual o tipo de virus era, mas que eu tinha que observar, se a febre persistisse depois de 4 dias, era para eu levar o bebê ao Centro Médico... E foi o que eu fiz, no quarto dia de febre, onde apareceram as manchas pelo corpo, eu fiquei mais preocupada ainda, pois até então, eu não sabia que vírus era esse que ele tinha...
Mas quando cheguei ao hospital, a pediatra (ótima, por sinal) examinou o Davi e na hora disse que pelas caracteristicas clinicas ele estava com Exantema Súbito. Pediu um raio x, só por desencargo de consciência, pois ela disse que muitas vezes essas doenças causadas por virus, podem vir acompanhadas de pneumonia.
Mas graças  a Deus, meu Davi não tinha nada... A pediatra me orientou a continuar com o antitérmico e banhos mornos caso a febre voltasse, e que a erupção cutanea iria desaparecer em 3 dias.

Bom, resumo da ópera... Agora que meu bebezinho está melhor, mas ainda continua sem muito apetite...

Pra quem não conhece o Exantema Súbito ou Roseola (nome popular) segue algumas considerações:

Roseola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubeola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.
Adultos imunodeprimidos são vulneráveis à infecção pelo HHV-6.
Sintomas e diagnóstico
O período de incubação do vírus vai de 5 a 15 dias. O sintoma inicial é a febre alta (38ºC a 40ºC) durante três ou quatro dias. À medida que ela vai caindo, surge uma erupção cutânea (maculopápulas rosadas), que se concentra mais no tronco e menos na face e nos membros, e desaparece em dois ou três dias.
Os gânglios localizados na parte de trás da cabeça e no pescoço podem aumentar de tamanho. Nessa fase, a criança pode ficar irritada, um pouco abatida e sem apetite.
O diagnóstico é clínico. Raramente se torna necessário pedir exames laboratoriais para confirmá-lo ou estabelecer diagnóstico diferencial.
Tratamento
Não há vacina contra a roséola. O tratamento é sintomático, com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões.
Recomendação importante
* Mantenha sob controle a temperatura da criança. Siga rigorosamente a orientação médica para administrar os medicamentos antitérmicos. Banhos mornos, quase frios, também são um recurso importante para baixar a febre que teima em subir.

 
Fontes: Drauzio Varella

*Sugestão: Pra quem quiser saber mais sobre essa doença, achei um blog bem legal que fala mais especificamente sobre Roseola:  Dicas do Pediatra

4 Florzinhas comentaram:

Unknown disse...

é amiga meu bebe tabem tá com isso ...




Melhoras para nossos anjos.

Unknown disse...

Melhora pra eles...

Tadinhos... essa roseola judia demais deles...

Unknown disse...

a minha teve e o apetite dela não volta... o que vc vez para estimular o seu pequeno a comer?

Unknown disse...

@alice bueno
Olá Alice...
Obrigada pela visita!!!
O DAvi já teve roseola 3 vezes, no momento está com ela outra vez...
Sempre tento estimular o apetite dele, fazendo brincadeiras com a colher, canto musiquinhas de "comer" e até apelo pros vídeos do grupo Palavra Cantada no tablet, e as vezes resolve... Mas vou te confessar q esta ficando difícil!!!
No lanchinho da tarde ele se recusa a comer só quer mamar...
Mas vamos tentando, que logo estabiliza, depois que os dentes acabarem de nascer!!!
Beijusssssssss

Postar um comentário

Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com