2

O Andador é perigoso?


Agora que o Davi completou 6 meses, eu fiquei na dúvida se colocaria ou não ele no andador. Conversei com a minha mãe e ela me disse que se tivesse tido informação antes, não teria colocado o meu irmãozinho mais novo (hoje com 5 anos) nesse aparelho perigoso... Quando ele tinha uns 6 meses mais ou menos, estava no andador, caiu e quase fraturou o nariz.
A velocidade que o bebê atinge no andador é muito grande e torna-se um perigo para ele.
Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento.
Dados britânicos também mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes e lesões, em especial devido à velocidade que os bebês podem atingir.
A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.
Outro perigo é a falsa sensação de segurança que o andador transmite a quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário. O bebê provavelmente fica mais seguro se está no chão, desde que o ambiente tenha sido preparado para ele.
Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão. 
Atenção dos responsáveis é fundamental - Os pais pensam no andador como uma ajuda para a independência dos filhos. Com os filhos colocados dentro do aparato, os pais se consideram mais tranquilos para que possam fazer a comida, passar roupa ou assistir televisão, deixando-os sozinhos. Engano grande. Com o andador, a atenção deve ser redobrada.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou um estudo com 40 crianças (metade usou andador e outra metade não) e concluiu que o andador não traz benefícios e nem prejuízos quanto ao desenvolvimento motor da criança.
“Uma das principais restrições ao andador dizia respeito ao alto número de acidentes que ele pode provocar, mas percebemos que isso é consequência da negligência dos pais. Independentemente do uso do andador, eles devem estar sempre atentos aos filhos nessa fase de exploração e descobertas”, afirma Marisa Mancini, orientadora do projeto do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG.

Bom, eu acredito que vá da consciência de cada um, se os pais optarem por usar o aparelho é preciso cuidar para evitar acidentes com o mesmo, a minha irmã colocou o meu sobrinho e  nunca aconteceu nada... a minha cunhada também colocou e deu certo... Mas eu já decidi, não vou colocar o meu pequeno... vou deixar a natureza fazer sua parte...


Fontes: Baby Center, Guia do Bebê
2

6 meses




Hoje meu Davi faz 6 meses...

O que um bebê de seis meses consegue fazer?

Com seis meses o bebê usa as mãos para descobrir o mundo. Quer pegar, alcançar, amassar, apertar. Bate com os objetos no chão e na beira da cama para fazer barulho e começa a se interessar realmente pelos seus brinquedos. Sua percepção já está evoluída a ponto de conseguir encontrar um objeto escondido se tiver uma parte visível.

Se o bebê estiver entretido com um brinquedo e alguém tentar tirá-lo de suas mãozinhas, terá dificuldades. Ele usa movimentos do corpo e aperta com mais força o objeto para não entregar. Esse é um claro sinal da inteligência do bebê.

Outro exemplo é quando estamos brincando com ele, falando e mostrando um objeto e paramos de repente. Logo o bebê começa a fazer sons e balançar os bracinhos pedindo mais.

Eles gostam de audiência. Quanto mais gente por perto rindo e se divertindo com as suas gracinhas, mais feliz o bebê está.

Ele fica bastante tempo entretido com seus brinquedos e, se estiver apoiado, consegue sentar. Mas os pais precisam ficar sempre atentos. Aos 6 meses os bebês são rápidos, jogam o corpo, rolam e os tombos podem acontecer a qualquer hora.

Seu equilíbrio e coordenação motora já estão bem evoluídos e ele é capaz de se virar para um lado, para o outro, para frente e para trás.

A linguagem continua se desenvolvendo e agora o bebê balbucia para os brinquedos, usa consoantes e vogais diversas, resmunga e gargareja. Também consegue usar tonalidades diferentes para demonstrar raiva, alegria, dúvida, desapontamento.

Nessa fase o bebê já distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Seu comportamento social pode ser percebido no reconhecimento de pessoas da família.

Como estimular o bebê de seis meses?

O desenvolvimento mental está fortemente ligado aos estímulos que o bebê recebe. Por isso, é fundamental que os pais conversem e falem com o bebê, mesmo que ele não entenda o significado das palavras. Mostre as cores e diga os nomes, imite o barulho dos animais, cante musicas infantis, aponte as partes do corpo e diga os nomes.

A voz da mãe é muito importante para incentivar a fala do bebê. Aos 6 meses, ele tenta modular suas emissões vocais de acordo com o que ouve da mãe.

O contato com outras crianças, principalmente com irmãos mais velhos, é excelente, pois facilita tanto o desenvolvimento mental quanto o social. Ele aprende a dividir, se comunicar, respeitar, impor suas vontades.

Incentive-o a se arrastar para pegar os brinquedos. Coloque seu brinquedo preferido a alguns centímetros de onde ele está e faça movimentos, barulhos e chame o bebê. Essa etapa em que ele começa a se locomover para alcançar objetos é importante para o aprendizado do engatinhar.
10

Canções de ninar e Oração do anjinho

Quando vou colocar o Davi pra dormir sempre canto canções de ninar pra ele se acalmar, relaxar e dormir tranquilo.
Ele gosta tanto, que quando começo a cantar, já me olha sorrindo. É um momento muito especial entre mãe é filho... gosto de demonstrar todo o meu amor e afeto, passando segurança e conforto pra hora de dormir.

Essas são algumas das canções que canto pra ele:

"Dorme a flor, dorme o cisne... sob um lago tranquilo
Dorme o ódio, dorme a dor... fale baixo por favor!
Eu só sou uma criancinha, inocente senhor,
Só o amor e a esperança mora no meu coração!!!"

"Boi, boi, boi... boi da cara preta 
pega esse menino que tem medo de careta...
Não, não, não... não pega ele não
Ele é bonitinho, ele chora coitadinho!"

 Acho muito importante que o momento de dormir seja calmo e tranquilo, pra que a noite também seja calma e meu bebê tenha um sono de qualidade.

Antes de dormir, também faço com ele a oração do Anjo da Guarda... junto as mãozinhas dele e digo:


Meu filho é um presente de Deus, portanto toda noite confio a Ele a vida do meu bebê e peço proteção do anjo da guarda.

Outra oração :



Então fica a dica pra quem segue uma rotina do sono tranquilo...
0

Oito regras da brincadeira infantil...



Esses dias eu estava vendo o meu irmão (5 anos) e sobrinho (1ano e 7 meses) brincando na sala com alguns brinquedos, na casa da minha mãe, estava tudo na santa paz, quando de repente meu irmãozinho vem chorando dizendo que o outro tinha tomado o brinquedo dele... foi um Deus nos acuda, um chororo, cada um que dizia "o brinquedo é meu"... até que ambos esqueceram e foram brincar de outra coisa...pois é, vai entender o pensamento desses pequenos!
Foi nesse momento  que eu lembrei de ter achado no livro da Encantadora de Bebês, as "Oito regras da brincadeira infantil", na perspectiva da criança, é claro, segue abaixo:
  1. Se eu gosto, é meu.
  2. Se esta nas minhas mãos, é meu.
  3.  Se eu posso tirar de você, é meu.
  4. Se estava comigo no minuto anterior, é meu.
  5. Se é meu e não há provas de que é seu, é meu.
  6. Se eu estou fazendo ou construindo algo, todas as peças são minhas.
  7. Se parece meu, é meu.
  8. Se eu acho que é meu, é meu. 
Esse é o egocentrismo da criança falando mais alto... portanto, cabe a nós adultos, pais responsáveis orientar a criança quanto a esse pensamento infantil, ensinar a dividir e compartilhar os brinquedos com outras crianças.
0

Desvendando mitos...


Quando a mulher engravida é uma alegria, e se for o primeiro filho então...
Mas com essa alegria vem os palpites alheios. Não que todos os palpites sejam descartáveis, mas muitos deles temos que filtrar e analisar se não passa de mitos.
Pesquisando na internet, achei alguns mitos desvendados:
  • BEBÊS NÃO DEVEM TOMAR CHÁS? - Mito. Esta afirmativa é verdadeira quando a criança está em aleitamento materno até o sexto mês de vida. Nesse caso, deve-se evitar a ingestão de chás, pois podem prejudicar as mamadas e a absorção de ferro. Os chás devem ser preparados em infusão e sem adição de açúcar. O chá preto e o mate devem ser evitados por conterem cafeína. 
  • ATÉ QUE O UMBIGO CAIA É NECESSÁRIO TAPÁ-LO? Mito. A limpeza do coto umbilical deve ser feita com álcool a 70%. O umbigo costuma secar durante a primeira semana de vida e cair entre oito e dez dias. Manter a área do umbigo sempre limpa e seca auxilia no processo de cicatrização. Por esse motivo, é preferível, inclusive, deixá-lo para fora da fralda. Importante destacar que o coto umbilical não dói. 
  • AMIDO DE MILHO PREVINE ASSADURAS? Mito. Em alguns casos, a utilização de uma papa de amido de milho pode auxiliar (efeito calmante) quando a dermatite já estiver instalada. Por ter a forma de talco, o amido de milho deve inclusive ser evitado pelo risco de acidente (aspiração). 
  • VIRAR O BEBÊ PRA BAIXO DIMINUI AS DORES DE CÓLICA? Nem mito, nem verdade. A cólica costuma acontecer nos primeiros três meses de vida da criança, tendo múltiplas causas. São também várias as iniciativas usadas como auxiliares para diminuição da dor do bebê e da ansiedade dos pais, como o uso de fraldas aquecidas ou colocar a criança de bruços sobre o colo ou a mão dos familiares. Nenhuma dessas iniciativas, entretanto, mostrou-se eficaz nos estudos realizados, mas é preferível sua utilização ao uso de medicamentos, que não têm eficácia comprovada e podem causar efeitos colaterais na criança. 
  • LÃ NA TESTA FAZ O SOLUÇO PASSAR? Mito. Os soluços, assim, como os espirros são frequentes no bebê e ocorrem nas mudanças de temperatura, como no banho ou ao trocar as fraldas. Inócuos, os soluços não doem e podem ser aliviados colocando a criança ao seio para amamentar ou, simplesmente, acalentando-a. 
  • A ALIMENTAÇÃO DA MÃE PODE INTERFERIR NAS CÓLICAS DO BEBÊ? Verdade. No entanto, é preciso deixar claro que não há necessidade de dietas especiais para a mãe que amamenta, devendo-se evitar apenas o consumo excessivo de alguns alimentos que podem provocar irritabilidade e/ou aumento dos movimentos intestinais como café e chocolate (considera-se excessivo o consumo de mais de 450g/dia). 
  • CHUPETA ALTERA O DESENVOLVIMENTO BUCAL E DA FALA? Verdade. É importante não encorajar o uso da chupeta. Quando a criança já tem esse hábito, recomenda-se o uso da chupeta quando a criança for dormir, devendo-se retirá-la em seguida. Evite que a chupeta seja acessível para a criança. Não é recomendável o uso de prendedores (inclusive pelo risco de acidentes) e também de fraldinhas presas à chupeta, que só pioram as alterações provocadas. 
  • RECÉM-NASCIDOS SENTEM MUITO FRIO E DEVEM ESTAR SEMPRE AGASALHADOS? Mito. Agasalhar demais os bebês pode provocar hipertermia. 
  • SONECAS DIURNAS SÃO IMPORTANTES PARA OS BEBÊS? Verdade. A qualidade das sonecas diurnas é, inclusive, importante para a qualidade do sono noturno. 
  • COPINHO PODE SUBSTITUIR MAMADEIRA? Verdade. Não há necessidade do uso de mamadeiras. Após o sexto mês, na passagem para os alimentos complementares, pode-se introduzir diretamente os copinhos. O mesmo é feito quando a mãe ordenha o leite para uso posterior. Nesses casos, o leite materno é oferecido em copinhos ou por meio de colheradas. 
  • DAR BANHO À NOITE PODE CAUSAR CÓLICAS? Mito. Apesar dos conselhos sobre banhos noturnos essa é a técnica mais indicada para acalmar o bebê e diminuir as cólicas. Pode ser feito todas as noites, não tem problema.
Fonte: Bolsa de Mulher
2

Paternidade Acidental



Este termo Paternidade Acidental é utilizado pela Tracy Hogg, a Encantadora de Bebês, para denominar toda solução rápida e prática, porém não a correta, que temos em diversas situações com o bebê.
Muitas vezes, quando o bebê acorda na madrugada, a mãe da o peito e ele dorme, é claro que é muito mais fácil e confortável, pois o bebê mama e dorme... só que se fizer isso uma vez, ele vai querer sempre, pois o cérebro do bebê envia uma informação de que é pra ele acordar sempre naquele horário pra mamar, e se a mãe não der...é chororô na certa! Com o Davi é assim mesmo que funciona... mesmo eu cortando a mamada da madrugada, ás vezes,  ele ainda acorda entre as 4 h e 4 e meia da manhã pra "brincar"... e se eu dou mamá... pronto!!! ele acorda na próxima noite no mesmo horário...
Não tenho nada contra quem amamenta de madrugada, mas se você já cortou a mamada da madrugada,  e cai na paternidade acidental, vai tudo por água abaixo e seus esforços terão sido em vão.
Outro exemplo de paternidade acidental, é levar o bebê pra cama da gente no meio da noite... se fizer isso uma vez... o bebê vai se acostumar. E se o bebê dorme no próprio berço desde sempre, ele vai passar a não querer dormir mais lá...
Entrar correndo no quarto do bebê de madrugada, quando ele faz os ruidos de bebê, é uma forma de paternidade acidental que reforça o bebê acordar no mesmo horário na próxima noite. Temos que parar e escutar os sons que o bebê produz, que é natural. Normalmente os bebês acordam entre as 4h e 6h da manhã e se os pais não entraram correndo no quarto sobressaltados, muitas vezes o bebê volta a dormir outra vez sozinho (caso ele tenha desenvolvido essa habilidade).
Os campeões de paternidade acidental são os papais!!! Não que as mamães também não comentam, só eles ganham! Se a mamãe tenta cortar a mamada da madrugada, o papai diz: "Dá mamá pro menino!!!"
Se o bebê acorda no meio da noite, o papai diz: "Traz ele aqui pra cama!" Se o bebê não quer dormir de dia, o papai diz: "Deixa o menino, ele não quer dormir..." e por aí vai...rsrsrs
O importante é começar as coisas do jeito que quer continuar, seguindo a intuição de mãe, pois se for começar de uma forma e querer mudar no meio do caminho, pode ter certeza que vai ter protesto em forma de choros...


Free Baby Roll ani Cursors at www.totallyfreecursors.com